segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Iniciativa Alfabeto (2.ª fase)



Agora que a 1.ª fase da Iniciativa Alfabeto terminou passamos à fase da votação. Ou seja, os livros que me foram sugeridos por vós estarão em votação entre os dias 21 e 31 de Outubro.

Cada leitor do blogue poderá votar em 3 livros diferentes dentro do período estipulado. O livro que obtiver maior número de votos será o vencedor.

a) "O primeiro dia", Marc Levy
b) "Amor e Chocolate", Dorothy Koomson
c) "O Outro Amor da Vida Dele", Dorothy Koomson
d) "Um Crime no Expresso do Oriente", Agatha Christie

e) "Miopia e Astigmatismo", Nuno Markl
f) "No seu mundo", Jodi Picoult
g) "Crónica de Paixões e Caprichos", Julia Quinn
h) "Inverno de Sombras", Liliana Lavado 
i) "Motivos Para Sorrir", Paulo Neto


Os votos deverão ser enviados através de comentários a este post.

Estou à espera do vossos votos! ;)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lição de Tango

Sveva Casati Modignani



Opinião: 
Antes de vos falar sobre este livro gostaria de partilhar algo convosco. Há muitos anos tinha um cartão da biblioteca da minha zona de residência. Entretanto mudei de concelho e nunca cheguei a fazer nenhum cartão da nova biblioteca e nem tão pouco a frequentava. Até há umas semanas atrás…
 
Se são leitores convictos como eu, sabem que o preço dos livros está “pela hora da morte”. Eu ando sempre à procura de promoções ou de descontos para poder comprar os livros que me interessem a um preço mais simpático. Em conversas com pessoas lêem bastante, apercebi-me que há muita gente que requisita livros na biblioteca da sua zona. Desta forma conseguem ir experimentando novos autores sem terem de gastar dinheiro a comprar um livro que poderá não lhes agradar. Para além disso, podem requisitar livros de autores que já conhecem e que têm saudades de ler. Foi exactamente isso que fiz. Há muito tempo que não lia nada da Sveva (autora que me é muito querida) e decidi trazer um livro dela. O sortudo foi “Lição de Tango”.
 
Na realidade acho que a sortuda fui eu por receber esta “Lição de Tango”. Como é habitual nos livros da Sveva Casati Modignani a acção salta entre o passado e o presente. No presente acompanhamos a vida de Giovanna e da sua filha. Giovanna é dona de uma loja de antiguidades e todos os dias vê uma velha mulher que passa à sua porta que lhe lança olhares acutilantes. Giovanna percebe que se trata de olhares eloquentes embora não consiga perceber exactamente o que é que lhe transmitem.
 
Certo dia, vendo que a senhora caiu e precisa de ajuda resolve intervir e aproveita para perguntar porque é que Matilde lhe lança aqueles olhares. Ao que Matilde responde que ambas têm muito em comum. Inicialmente Giovanna não só se recusa a aceitar aquela comparação como se sente ofendida com esta.
 
Ao longo da narrativa as duas mulheres acabam por tornar-se amigas e Matilde conta a Giovanna o seu passado. Ambas as personagens percebem que têm muito a aprender uma com a outra e isso acaba por uni-las ainda mais. Mas nem tudo são rosas… E mais não digo…para não vos estragar o prazer desta leitura intensa e comovente.



5 *****

 

Sinopse:

O retrato inesquecível de duas mulheres que o destino juntou numa aventura comum.

Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. 

Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.

Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Iniciativa Alfabeto

Um blogue literário para ser verdadeiramente enriquecedor deve viver da interacção entre quem escreve o blogue e os seus seguidores. Enquanto “bloguer” fazer críticas aos livros que leio não me basta. É importante para mim poder criar alguma ligação com as pessoas que estão do outro lado e que gostam de visitar este cantinho da blogosfera.

 Após pensar durante algum tempo em diversas formas de dinamizar o Palavras Escritas ao Vento decidi criar a Iniciativa Alfabeto.

 ¨       Em que consiste?

 A iniciativa decorre em 2 fases distintas:

 - 1ª fase: Devem enviar até 3 sugestões de livros que gostariam que eu lesse e comentasse no blogue, cujos títulos comecem com uma das letras do meu nome (Mónica). Para participarem basta que enviem a vossa escolha através de um comentário a este post entre hoje e 20 de Outubro. 

As vossas sugestões devem ser de livros traduzidos em Português. Se optarem por sugerir algum livro que faça parte de uma série/trilogia deverá ser o 1º livro dessa série, tendo em atenção a regra principal, ou seja, o título desse livro deve começar com uma das letras do meu nome. Caso contrário, não irei considerar a sugestão. 

 - 2ª fase: Após receber as vossas sugestões irei pedir-vos que votem em 3 livros dos que me foram sugeridos. O livro que obtiver maior número de votos será o vencedor.
A votação irá ocorrer entre 21 e 31 de Outubro.


Comprometo-me a ler o livro escolhido até ao final do ano e deixar aqui o meu comentário. J


Aguardo ansiosamente as vossas sugestões e a vossa colaboração!

domingo, 6 de outubro de 2013

Esplendor Secreto

Nora Roberts


Opinião: 


Não há nada como acabar uma trilogia com o melhor livro da mesma. Foi isso que senti ao durante a leitura deste livro e foi também a sensação com que fiquei depois de o terminar. Este 3º volume tem muito mais salero que os anteriores. As personagens são mais apimentadas e as suas personalidades são mais vincadas. Enfim, são mais humanas. Podiam perfeitamente ser pessoas que conhecemos ou quem nos poderíamos cruzar na rua.
 
Grace é uma mulher sem pudores que se faz valer da sua imagem para obter aquilo que quer. Embora, à primeira vista, esta forma de estar me parecesse imoral, percebi que aquela foi a forma que encontrou para se afirmar na vida. Tendo uma família que se serve dela como bode expiatório e de saco de pancada para as suas frustrações, Grace fez no seu poder de sedução o seu estandarte de auto-estima.
 
O carácter despudorado desta personagem acaba por nos proporcionar momentos cómicos e fazer com que este livro seja uma leitura muito agradável.



                                                                                4 **** 


Sinopse:


Nada podia interferir com o seu trabalho de polícia, mas a chegada de uma mulher misteriosa perturbou o seu mundo. O tenente Seth Buchanan estava frente a frente com uma mulher morta e… que empunhava uma arma. A investigação relativa ao homicídio e o seu coração ficaram completamente descontrolados quando descobriu que Grace Fontaine estava viva… e na posse de um dos enormes diamantes azuis, conhecidos como as «Estrelas de Mitra». Aquele polícia frio e circunspecto não permitia que os sentimentos se intrometessem no seu trabalho e tudo o que sabia sobre a famosa herdeira levava-o a pensar que era uma mulher terrível. Porém, na sua presença, tinha dificuldade em lembrar-se de que tinha outros mistérios mais importantes para resolver para além da personalidade de Grace.