terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Árvore dos Segredos

Sarah Addison Allen


Opinião:

Gosto tanto dos livros desta escritora. Têm sempre uma pontinha (às vezes é bem mais que uma pontinha) de magia. Há sempre um lado mais místico, sobrenatural, esotérico nos seus livros, que não desvirtua o sentido daquilo que ela nos quer transmitir. Pelo contrário, acentua a mensagem a passar.

Até que ponto estamos dispostos a assumir algo que não fizemos para proteger alguém de quem gostamos muito? Se é justo para quem assume a culpa? Talvez não. É justo que a pessoa que cometeu o delito saia impune? Também não. Mas e se essa pessoa estivesse a vingar-se daquilo que lhe fizeram durante tempos a fio? São muitas as questões que ficam no ar após a leitura d’ “A Árvore dos Segredos”. Acho que, por muitas teorias que tenhamos ou conjecturas que façamos, nunca conseguimos prever exactamente como seríamos capazes de reagir perante uma determinada. Só passando mesmo por ela. 

O livro vai-nos contando a história de Willa e de Paxton, duas jovens mulheres que vivem na misteriosa vila de Walls of Water, na Carolina do Norte. Duas mulheres que cresceram juntas, mas que nunca foram propriamente amigas. Contudo, as circunstâncias da vida acabam por uni-las na busca por um sentido para determinados acontecimentos do passado que uniram com laços invisíveis membros as suas famílias. Nessa busca, acabam ambas por se encontrar a si mesmas e dar um novo sentido às suas vidas.

Um livro que nos transporta pelos trilhos da amizade e pelos seus periclitantes limites. Um livro que me deixou com vontade de ler mais e ficar com muita pena quando o livro chegou ao fim.

Já leram este livro? O que acharam?

5 *****

Sinopse:

Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-dágua da cidade, e as superstições são, de facto, reais. 

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis.
Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Desejo-vos a todos um excelente Natal junto dos que mais gostam, de preferência com muitos livrinhos. Obrigada por continuarem a visitar este cantinho literário. :)

Um Refúgio para a Vida

Nicholas Sparks


Opinião:

Sempre que pego num livro do Nicholas Sparks faço-o com alguma expectativa. É um autor que conheço há muitos anos e do qual já li imensos livros, mas do qual espero sempre mais alguma coisa. Mais um livro capaz de me arrebatar, de me fazer sonhar e de me deixar de coração apertado. Este autor tem mesmo um dom. Escreve com uma simplicidade incrível mas consegue comover-me profundamente. Há sempre um sorriso que se esboça no meu rosto enquanto deslizo pelas páginas das suas obras e, regra geral, há sempre um momento em que os meus olhos se inundam de emoção, embora nem sempre a transbordem.

Um Refúgio para a Vida é um livro que aborda um tema muito sensível, do qual se fala muito nos nossos dias, e que deixa marcas irreparáveis na alma daqueles que passam por essa situação. Katie, a personagem principal, abandona a sua antiga vida e parte para Southport para poder curar as feridas que lhe foram intrinsecamente infligidas. Aí, tenta criar raízes e recomeçar do zero, mas o passado teima em persegui-la e ter medo da própria sombra. 

É bonito ver como a Katie vai desabrochando para a nova vida que lentamente constrói na Carolina do Norte. Quem não fica indiferente a Katie e à sua tentativa de se estabelecer naquela pequena cidade é Alex, um viúvo com 2 filhos pequenos. 

Adorei as personagens deste romance. Achei a Jo  fantástica e ainda gostei mais dela depois de chegar ao final do livro. Proporcionou momentos de grande significado a este livro e deixou uma mensagem forte em mim. Após tantos anos a ler este autor, continuo tão encantada como quando o conheci. :)

5 *****




Sinopse:

Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Refúgio

Nora Roberts


Opinião:

 
Refúgio é mais um dos livros de Nora Roberts que conquistou um lugar especial no meu coração. É certo que sou uma fã confessa dos livros da Nora. Mas isso não significa que adore tudo o que ela escreve. Há obras mais interessantes que outras, temas mais sugestivos ou que por este ou aquele motivo me dizem mais. Foi o caso deste.
 
O ambiente paradisíaco da acção do livro deixou-me com água na boca. Só me apetecia estar junto das personagens, naquela ilha maravilhosa, perdida no espaço e no tempo. Poder mergulhar naquelas águas límpidas e sentir o sol a beijar-me a pele… Ai! (Sonhar ainda não paga imposto… J)
 
Considero que só se consegue criar um bom livro contemporâneo se este for verosímil. Tem de haver uma boa pesquisa daquilo que é a mente humana e dos mecanismos insondáveis que esta esconde. Logo, para se escrever um bom romance com laivos policiais, como Refúgio, é preciso entrar na mente do assassino. Tentar explicar o que ele sente, o que pensa, de modo a poder “justificar” o seu modo de agir. Só isso torna a acção seja mais credível. Nora Roberts consegue fazê-lo com mestria neste livro. A determinado momento dei por mim a pensar que, para conseguir descrever com tanto detalhe certas atitudes e pensamentos do assassino, a escritora teria de ter também algum parafuso a menos, alguma perturbação, algum distúrbio…
 
Por tudo isto, gostei imenso do livro. As personagens são tão muito giras, cativantes e, sobretudo, muito “reais”. Com os mesmos medos, receios, dúvidas e alegrias de qualquer comum mortal. Mais uma leitura que valeu bem a pena!
 

4 ****


Sinopse:


Jo Ellen, fotógrafa de renome, pensava ter fugido à casa chamada Refúgio há muito tempo. Ali passara os seus anos mais tristes, depois do desaparecimento inesperado da mãe. 
Contudo, a casa que encima as praias exóticas de uma ilha ao largo da Geórgia continua a assombrá-la. E agora, mais assustadoras ainda são as fotografias que alguém lhe começa a enviar: primeiros planos sinistros e puros, culminando no retrato mais chocante de todos, o da mãe… nua, bela e morta. Jo terá de regressar à ilha da sua infância e à família que procurou esquecer. Com a ajuda de um homem, descobrirá toda a verdade sobre o seu trágico passado. Mas o seu Refúgio pode revelar-se o local mais perigoso de todos…