segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Mágico

Michael Scott



Opinião:


O Mágico
é o 2º livro de uma série de literatura fantástica que a 1001 Mundos tem vindo a publicar. Esta série conta-nos a história de 2 gémeos com poderes mágicos que conhecem inesperadamente Nicholas Flamel, o mais famoso alquimista de sempre, e a sua esposa Perenelle. Flamel é o alquimista mais famoso de sempre, tendo descoberto o segredo da vida eterna. Daí a sua avançada idade (700 anos!!!) embora a sua aparência não o denote. Perenelle é a sua mulher e companheira, bem como uma poderosa mágica e alquimista.
Ao longo dos séculos, Nicholas e Perenelle têm tentado preservar o segredo da vida eterna, impedindo assim que caia em mãos alheias, nomeadamente as dos Anciões Negros. No fundo, têm tentado estabelecer um equilíbrio entre as forças do Bem e do Mal. Mas o inimigo está constantemente à espreita e não perde uma ocasião para os encurralar e tentar mergulhar a humanidade na escuridão.
Os gémeos Sophie e Josh são apanhados neste turbilhão de luta entre o Bem e o Mal e conhecem Nicholas e Perenelle por acaso em S. Francisco (ainda no 1º volume desta saga O Alquimista). A partir daí, as aventuras sucedem-se.
N’O Mágico a acção decorre maioritariamente em Paris, a cidade natal de Flamel e, simultaneamente, o local para onde este e os gémeos decidem esconder-se de Dee (um poderoso mágico maléfico) e de Niccoló Machiavelli (um escritor imortal). Na cidade das luzes Sophie aprende um novo tipo de magia, a magia do fogo. Mas Josh lida mal com o todo o protagonismo que a sua irmã ganha, por conseguir fazer truques impensáveis. E isso vai levá-lo a procurar alguém que esteja disposto a ensiná-lo a despertar os seus dons também. O problema está no facto de Josh não saber em quem deva confiar…
Trata-se de mais um livro cheio de acção, o que faz com que se torne difícil de o pousarmos antes de conhecer o seu desfecho.

Admito que Michael Scott tem feito um bom trabalho e que à medida que vou avançando na série os livros se tornam mais interessantes e vontade de os ler mais voraz. Espero que assim continue.



4 ****

Sinopse:

Califórnia:
Nas mãos do Dr. John Dee e dos Anciões Negros, o Livro de Abraão, o Mago pode significar a destruição do mundo como o conhecemos. O mais poderoso livro de todos os tempos contém o segredo da vida eterna, um segredo que nenhum homem deveria possuir. E Dee está apenas a duas páginas de deter o conhecimento necessário para entregar o poder aos Anciões Negros. Qual o único obstáculo que tem de enfrentar? Josh e Sophie Newman que estão a treze mil quilómetros de distância.


Paris:
Após a fuga de Ojai, Nicholas, Sophie, Josh e Scatty surgem em Paris. A cidade das luzes e a cidade natal de Nicholas Flamel. Só que as boas-vindas são tudo menos calorosas. Niccoló Machiavelli, autor imortal, vive em Paris e trabalha para Dee. Ele persegue-os e o tempo está a esgotar-se para Nicholas e Perenelle. Cada dia que passam sem o livro, ambos envelhecem um ano, a magia enfraquece e os corpos tornam-se mais frágeis. É altura de Sophie aprender a segunda magia elementar. A Magia do Fogo. E há apenas um homem que a pode ensinar, o antigo aluno de Flamel, o Conde de Saint-Germain alquimista, mago e estrela de Rock.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Estranha Viagem do Senhor Daldry

Marc Levy


Opinião:

Que título curioso, o deste livro. Ao lê-lo é impossível não nos questionamos sobre quem será o Senhor Daldry. e porque é que classificam a sua viagem como “estranha”.

A narrativa leva-nos até Londres, local onde residem o Senhor Daldry e a sua vizinha Alice (a protagonista feminina do livro). Apesar de serem vizinhos, Daldry e Alice não se dão bem e quando se encontram há discussão na certa.

Alice tem um emprego, a meu ver, muito giro. É perfumista e sonha criar fragrâncias capazes de invocar cheiros aqueles cheiros especiais que nos marcam ao longo da vida, sobretudo, quando somos crianças. Daldry por sua vez é um pintor que sonha ser reconhecido pelo seu trabalho e ver as suas telas expostas nas maiores galerias.

Alice é uma pessoa muito céptica que vê a sua segurança ser abalada s suas vidas acabam por se entrelaçar quando, após ir com os amigos a Brighton, uma vidente prediz o futuro de Alice e a insta a viajar até à Turquia, onde

Marc Levy é um autor que me deixou completamente arrebatada com o seu primeiro livro que li. Na altura fiquei extasiada. Acho que não há muitos autores que escrevam sobre a sincronicidade da vida, sobre o facto de não existirem coincidências e acontecer por algum motivo. Motivo esse definido nas estrelas, por Deus, pelo Universo ou pelo que quer que seja que se decida acreditar. Mas o Marc fá-lo. Essa minha afinidade com este escritor tornou-me sua fã.



 4 ****

Sinopse:

«Há duas vidas em ti, Alice. A vida que tu conheces e uma outra que te espera há muito tempo. Estas duas existências não têm nada em comum. O homem de que te falei ontem encontra-se em algum lugar dessa outra vida, e nunca estará presente na vida que levas atualmente. Terás de encontrar seis pessoas antes de chegar até ele. Partir ao encontro dele obrigar-te-á a fazer uma longa viagem. Viagem durante a qual descobrirás que nada daquilo em que acreditavas é verdadeiro.»

Londres, 1950
Alice leva uma existência tranquila entre o seu trabalho como criadora de perfumes, que a apaixona, e o seu grupo de amigos, todos eles artistas nas horas vagas. No entanto, na véspera de Natal, a sua vida vai sofrer um abanão. Durante um passeio a uma feira em Brighton, uma vidente prediz que irá viver uma aventura, em busca de um passado misterioso. Alice não acredita nela, mas também não consegue esquecer as suas palavras; subitamente as suas noites passam a ser povoadas de pesadelos, que lhe parecem tão reais como incompreensíveis.
O seu vizinho, o senhor Daldry, um gentleman excêntrico e celibatário empedernido, convence-a a levar a sério a predição da vidente e a encontrar as seis pessoas que a conduzirão ao seu destino.
De Londres a Istambul, Alice e o senhor Daldry partem na sua estranha viagem…

Críticas de imprensa
«Uma história tão original quanto romântica.» 
Cosmopolitan
«Marc Levy é um contador de histórias notável.»
Le Parisien
«Simples, comovente e profundo, este é um dos melhores livros de Marc Levy.»
Le Figaro