quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Jogo da Verdade

A minha mais recente leitura


Sveva Casati Modignani




Só quando, hoje, terminei a leitura deste livro me apercebi das saudades que tinha de ler algo escrito por esta autora. De ler a história de mais uma família italiana contada pela mão da Sveva. De facto, é fantástica a capacidade que esta escritora tem de entretecer a história de uma grande família com a história individual de cada um dos seus membros. Os saltos temporais entre passado e presente são, como de costume, uma constante que nem sempre a agrada a todos os leitores embora, a mim, me agradem particularmente. E agradam-me sobretudo porque são bem feitos. Vamos saltando de página em página, de história em história, sem nos aborrecermos e sem sentirmos que, de repente, o enredo deu uma volta com tal intensidade que sentimos que estamos de pernas para o ar.

Este livro conta-nos a história de Roberta, uma mulher que está casada há vinte anos e tem dois filhos e que, certo dia, se dá conta que a vida familiar não consiste apenas em cuidar dos filhos e da casa e agradar a um marido bonito que continua a fazer vida de solteiro. Ao longo do livro conhecemos melhor Roberta, que se revela uma mulher capaz de tomar as rédeas da sua vida quando sente que o controlo lhe estava a escapar por entre os dedos.

Um romance que nos mostra como cada relação tem as suas nuances próprias. E que nos mostra que nunca é tarde para mudar de vida ou alterar hábitos que julgávamos estar demasiado arreigados.

Sinopse
Roberta é uma jovem livreira em plena crise existencial e conjugal - Oscar, o marido, com quem casou contra a opinião de toda a gente, revela-se incapaz de responder às suas necessidades e de assumir as responsabilidades de uma família.

Uma dolorosa reflexão leva Roberta a percorrer o passado e a descobrir as raízes do seu mal-estar, que remontam à infância, passada no meio dos afetos envolventes da família paterna, onde a mãe, Malvina, brilhava pela ausência. Feminista convicta no período turbulento de 68, Malvina escolhera viver de acordo com os seus princípios e confia a filha ao companheiro. Desta situação vão nascer, ao longo do tempo, dramas, mal-entendidos, conflitos mal resolvidos e também segredos há muito guardados. E é apenas ao dissipar estas sombras que Roberta vai conseguir superar a crise e reconciliar-se consigo mesma.

Uma história de ligações profundas e paixões intensas em que Sveva Casati Modignani, através do confronto entre duas gerações de mulheres, nos conta como éramos antes e como somos agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário