domingo, 2 de novembro de 2014

Estarás Aí?

Guillaume Musso




Opinião:

Sempre gostei de questões filosóficas e metafísicas que me fizessem pensar sobre a vida. Sobre o ser. A vida é feita de escolhas, de decisões, que condicionam os acontecimentos futuros da nossa vida. Decisões essas que muitas vezes questionamos...-Terei feito a escolha certa? - O que teria acontecido se eu tivesse tomado a decisão oposta?- Ou se não tivesse optado por nenhuma das opções anteriores?Guillaume Musso é mestre na arte de escrever sobre questões pouco comuns. E é por isso que adoro os seus livros. Os temas são sempre out of the box e fazem-nos pensar sobre questões que nunca nos colocámos ou lançam novas abordagens sobre questões antigas.Em Estarás Aí? o autor debruça-se sobre o que seria a vida de um médico norte-americano, Elliott, caso ele no passado não tivesse tomado algumas das decisões que tomou. Decisões essas que, ao serem tomadas, não o levariam a crer que poderiam alterar todo o curso de uma vida. Mas se é verdade que o bater de asas de uma borboleta num determinado ponto do mundo pode provocar um tornado na Ásia, não menos verdade é que uma pequena acção, por muito insignificante que nos pareça, pode modificar todo o curso de uma vida.Elliott é um reputado médico que apenas amou uma mulher na vida vida, Ilena. Contudo, esta bela mulher faleceu há 30 anos deixando, ao partir, um vazio na vida de Elliott. Um dia, ao regressar de uma missão humanitária no Camboja após salvar a vida de uma criança, um nativo dá-lhe a possibilidade de realizar um desejo. Desejo esse que Elliott enuncia sem quaisquer dúvidas. Rever Ilena. Nesse momento o cambojano oferece-lhe 10 comprimidos que permitem a Elliott regressar ao seu passado e tudo fazer ao seu alcance para salvar a mulher da sua vida. Parece uma missão relativamente fácil, não é? O problema é convencer o seu "eu" de há 30 anos a mudar o curso da sua vida, de forma a impedir que o passado se repita. Confusos? Então o melhor mesmo é lerem este livro que nos faz suster o fôlego da primeira à última página. 



5 ***** 

Sinopse
São Francisco. Elliott, médico apaixonado, nunca se recompôs do desaparecimento de Ilena, a mulher que ele amava, morta há 30 anos. Um dia, uma situação extraordinária permite-lhe recuar no tempo e encontrar o jovem que ele era, há 30 anos atrás. Elliott regressa ao instante decisivo em que um gesto seu pode salvar Ilena e modificar o destino implacável que determinara a sua vida desde então.
Críticas de imprensa
«Estarás aí? é uma versão sentimental de Regresso ao Futuro. A narrativa é guiada por uma escrita simples e uma imaginação espantosa.»
Le Figaro Littéraire

2 comentários:

  1. Divulguei o teu cantinho.
    Espero que gostes! bjinhos

    http://lerviverler.blogspot.pt/2014/12/vida-noutro-blog-140.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Clarinda! Claro que gostei. Gostei muito! :)

      Beijinhos
      Mónica

      Eliminar