quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lição de Tango

Sveva Casati Modignani



Opinião: 
Antes de vos falar sobre este livro gostaria de partilhar algo convosco. Há muitos anos tinha um cartão da biblioteca da minha zona de residência. Entretanto mudei de concelho e nunca cheguei a fazer nenhum cartão da nova biblioteca e nem tão pouco a frequentava. Até há umas semanas atrás…
 
Se são leitores convictos como eu, sabem que o preço dos livros está “pela hora da morte”. Eu ando sempre à procura de promoções ou de descontos para poder comprar os livros que me interessem a um preço mais simpático. Em conversas com pessoas lêem bastante, apercebi-me que há muita gente que requisita livros na biblioteca da sua zona. Desta forma conseguem ir experimentando novos autores sem terem de gastar dinheiro a comprar um livro que poderá não lhes agradar. Para além disso, podem requisitar livros de autores que já conhecem e que têm saudades de ler. Foi exactamente isso que fiz. Há muito tempo que não lia nada da Sveva (autora que me é muito querida) e decidi trazer um livro dela. O sortudo foi “Lição de Tango”.
 
Na realidade acho que a sortuda fui eu por receber esta “Lição de Tango”. Como é habitual nos livros da Sveva Casati Modignani a acção salta entre o passado e o presente. No presente acompanhamos a vida de Giovanna e da sua filha. Giovanna é dona de uma loja de antiguidades e todos os dias vê uma velha mulher que passa à sua porta que lhe lança olhares acutilantes. Giovanna percebe que se trata de olhares eloquentes embora não consiga perceber exactamente o que é que lhe transmitem.
 
Certo dia, vendo que a senhora caiu e precisa de ajuda resolve intervir e aproveita para perguntar porque é que Matilde lhe lança aqueles olhares. Ao que Matilde responde que ambas têm muito em comum. Inicialmente Giovanna não só se recusa a aceitar aquela comparação como se sente ofendida com esta.
 
Ao longo da narrativa as duas mulheres acabam por tornar-se amigas e Matilde conta a Giovanna o seu passado. Ambas as personagens percebem que têm muito a aprender uma com a outra e isso acaba por uni-las ainda mais. Mas nem tudo são rosas… E mais não digo…para não vos estragar o prazer desta leitura intensa e comovente.



5 *****

 

Sinopse:

O retrato inesquecível de duas mulheres que o destino juntou numa aventura comum.

Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. 

Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.

Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas.

Sem comentários:

Enviar um comentário