sexta-feira, 5 de abril de 2013

Acreditam no destino?

Susanna Kearsley

"Mariana"

Editora: Asa
Número Páginas: 352

Opinião:
Hoje começo por dizer-vos que adoro viajar. Seja no tempo, seja no espaço. E quando não podemos fazê-lo fisicamente, não há nada melhor que fazê-lo sentada, bem confortável, ao sabor das páginas de um bom livro. Não há nada como navegar num mar de letras, cruzar oceanos de palavras e mergulhar de capítulo em capítulo até chegar à praia do "fim". Se o vento estiver de feição, tanto melhor. A viagem decorre com mais celeridade, o entusiasmo cresce e chega-se mais rapidamente ao destino almejado.

A minha viagem pelas páginas deste livro decorreu exactamente assim, de um fôlego. Com a vantagem de que, tal como a personagem principal, viajei até a uma vida passada dela. "Mariana" é não só o título do livro mas também o nome de Julia na sua vida passada. Vida essa que a leva a deixar Londres e comprar uma casa, pela qual se apaixonou em criança, numa pequena aldeia. 

Ao mudar-se para a nova casa, Julia começa a ter algumas visões que não compreende. Mas à medida que estas experiências se repetem, Julia começa a perceber que está a recuar até à sua vida passada, em morou exactamente naquela casa há trezentos anos. E se, inicialmente, estas vivências a incomodam por não saber de que se tratam, posteriormente, tornam-se essenciais para perceber a sua vida presente.

O livro está recheado de personagens fortes, marcantes e interligadas entre elas, ainda que estejam inconscientes desse facto. Adorei viajar com a Julia até ao seu passado e conhecer os segredos escondidos no relógio do tempo. Quando cheguei ao último terço do livro não descansei até o terminar. A minha curiosidade estava de tal modo espicaçada  que já ansiava por mais um salto no tempo e descobrir o que se tinha passado com a Mariana.

Uma das personagens que me marcou foi Mrs. Hutherson, uma gorvernanta misteriosa a que nada parece escapar. Dei por mim várias vezes a pensar em certas frases proferidas por esta personagem e que faziam todo o sentido.

Este é um livro para todos aqueles que acreditam no destino. E os que não acreditam, depois de o ler, podem via a acreditar. Têm coragem de experimentar?! 

5 *****



Sinopse:
Julia Becket acredita no destino. Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa. Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Julia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai- se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço. Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Julia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera?

Sem comentários:

Enviar um comentário