quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Árvore dos Segredos

Opinião:

Há livros que nos provocam alguma angústia ou tristeza depois de os lermos. Há outros que não deixam marcas e nos passam ao lado. Parece que até nos esquecemos que os lemos. Outros há que nos deixam felizes e bem-dispostos por serem capazes de nos arrancar umas boas gargalhadas. E há outros que nos deixam uma marca indelével e que nos enternecem profundamente... Ainda que não saibamos explicar bem porquê. Este livro foi um desses!

A narrativa começa por nos levar até ao calor sufocante das pampas argentinas, onde se situa o rancho da família Solanas. Na fazenda residem os vários membros desta extensa família.

A protagonista da história é Sofia Solanas, uma rapariga irreverente, alegre e voluntariosa. Sofia tem uma relação muito peculiar com a sua mãe, estando sempre a postos para a contrariar no que quer que seja. Essa relação azeda a partir do momento em que a sua mãe se apercebe que ela vive um romance arrebatador com o seu primo Paco. Preocupada com o escândalo que o namoro poderá provocar no seio da família, Sofia é enviada para a Europa, onde estará longe quer de Paco quer da sua prima e melhor amiga Maria.

E será a milhares de quilómetros de distância e de coração partido que Sofia irá refazer a sua vida. Após a rejeição da sua família, Sofia esquece que alguma vez pertenceu à família Solanas. Até que um dia recebe uma carta em nome da sua prima Maria que lhe pede para voltar. E é então que todos os segredos e desentendimentos ressurgem.


Este livro foi-me aconselhado por uma tia que adoro e que, tal como eu, é doida por livros e os devora me menos de nada. Na altura em que ela me falou do livro fiquei entusiasmada e com vontade de o ler. Contudo, como o livro não era dela não o pude trazer comigo, embora tenha sempre ficado com o nome da autora na cabeça, qual reminder para um dia mais tarde comprar e ler. Acabei por comprar o livro mas deixei-o a marinar na minha estante durante bastante tempo antes de me decidir a lê-lo. Quando finalmente me decidi a fazê-lo, perguntei-me como pude esperar tanto tempo para ler aquele que foi para mim o melhor livro que li em 2012.

Com este livro ri, chorei, torci pela protagonista, sofri com ela e emocionei-me. Adorei todas as personagens, mesmo aquelas que me enraiveceram, pois estão muito bem construídas e deixaram-me imensas saudades. Um livro que irei reler, com certeza!

5 *****


Sinopse:

Autor: Santa Montefiore - Páginas: 544 - Editora: Bertrand Editora

Um amor proibido nas Pampas argentinas. Numa apaixonante paisagem onde o Sol se põe em tons de fogo, a escritora inglesa Santa Montefiore escreve um épico de amor, desilusão e segundas oportunidades. No rancho de Santa Catalina, os irmãos Solanas vivem e crescem juntos. Quando Paco se apaixona por uma irlandesa, Anna Melody, tudo muda na família. A filha de ambos, Sofia, que cresceu à sombra do ombú na quente planície, vive um amor proibido que a obriga a deixar a terra que sempre amou. Uma saga familiar que nos leva de Inglaterra à Argentina, numa cuidada narrativa de emoções fortes com um inigualável odor a gardénias...


Sem comentários:

Enviar um comentário