domingo, 8 de dezembro de 2013

Refúgio

Nora Roberts


Opinião:

 
Refúgio é mais um dos livros de Nora Roberts que conquistou um lugar especial no meu coração. É certo que sou uma fã confessa dos livros da Nora. Mas isso não significa que adore tudo o que ela escreve. Há obras mais interessantes que outras, temas mais sugestivos ou que por este ou aquele motivo me dizem mais. Foi o caso deste.
 
O ambiente paradisíaco da acção do livro deixou-me com água na boca. Só me apetecia estar junto das personagens, naquela ilha maravilhosa, perdida no espaço e no tempo. Poder mergulhar naquelas águas límpidas e sentir o sol a beijar-me a pele… Ai! (Sonhar ainda não paga imposto… J)
 
Considero que só se consegue criar um bom livro contemporâneo se este for verosímil. Tem de haver uma boa pesquisa daquilo que é a mente humana e dos mecanismos insondáveis que esta esconde. Logo, para se escrever um bom romance com laivos policiais, como Refúgio, é preciso entrar na mente do assassino. Tentar explicar o que ele sente, o que pensa, de modo a poder “justificar” o seu modo de agir. Só isso torna a acção seja mais credível. Nora Roberts consegue fazê-lo com mestria neste livro. A determinado momento dei por mim a pensar que, para conseguir descrever com tanto detalhe certas atitudes e pensamentos do assassino, a escritora teria de ter também algum parafuso a menos, alguma perturbação, algum distúrbio…
 
Por tudo isto, gostei imenso do livro. As personagens são tão muito giras, cativantes e, sobretudo, muito “reais”. Com os mesmos medos, receios, dúvidas e alegrias de qualquer comum mortal. Mais uma leitura que valeu bem a pena!
 

4 ****


Sinopse:


Jo Ellen, fotógrafa de renome, pensava ter fugido à casa chamada Refúgio há muito tempo. Ali passara os seus anos mais tristes, depois do desaparecimento inesperado da mãe. 
Contudo, a casa que encima as praias exóticas de uma ilha ao largo da Geórgia continua a assombrá-la. E agora, mais assustadoras ainda são as fotografias que alguém lhe começa a enviar: primeiros planos sinistros e puros, culminando no retrato mais chocante de todos, o da mãe… nua, bela e morta. Jo terá de regressar à ilha da sua infância e à família que procurou esquecer. Com a ajuda de um homem, descobrirá toda a verdade sobre o seu trágico passado. Mas o seu Refúgio pode revelar-se o local mais perigoso de todos…

Sem comentários:

Enviar um comentário