terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Árvore dos Segredos

Sarah Addison Allen


Opinião:

Gosto tanto dos livros desta escritora. Têm sempre uma pontinha (às vezes é bem mais que uma pontinha) de magia. Há sempre um lado mais místico, sobrenatural, esotérico nos seus livros, que não desvirtua o sentido daquilo que ela nos quer transmitir. Pelo contrário, acentua a mensagem a passar.

Até que ponto estamos dispostos a assumir algo que não fizemos para proteger alguém de quem gostamos muito? Se é justo para quem assume a culpa? Talvez não. É justo que a pessoa que cometeu o delito saia impune? Também não. Mas e se essa pessoa estivesse a vingar-se daquilo que lhe fizeram durante tempos a fio? São muitas as questões que ficam no ar após a leitura d’ “A Árvore dos Segredos”. Acho que, por muitas teorias que tenhamos ou conjecturas que façamos, nunca conseguimos prever exactamente como seríamos capazes de reagir perante uma determinada. Só passando mesmo por ela. 

O livro vai-nos contando a história de Willa e de Paxton, duas jovens mulheres que vivem na misteriosa vila de Walls of Water, na Carolina do Norte. Duas mulheres que cresceram juntas, mas que nunca foram propriamente amigas. Contudo, as circunstâncias da vida acabam por uni-las na busca por um sentido para determinados acontecimentos do passado que uniram com laços invisíveis membros as suas famílias. Nessa busca, acabam ambas por se encontrar a si mesmas e dar um novo sentido às suas vidas.

Um livro que nos transporta pelos trilhos da amizade e pelos seus periclitantes limites. Um livro que me deixou com vontade de ler mais e ficar com muita pena quando o livro chegou ao fim.

Já leram este livro? O que acharam?

5 *****

Sinopse:

Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-dágua da cidade, e as superstições são, de facto, reais. 

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis.
Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário