quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Balanço do Ano 2013


Mais um ano que chegou ao fim. Mais um ano recheado de leituras, de aventuras e de descobertas (umas melhores e outras piores). Chegada a esta fase do ano, gosto sempre de fazer um balanço daquilo que li.

Anualmente fixo sempre um determinado número de livros que pretendo ler. Em 2013 para além desse número, tinha definido outros objectivos mais específicos, sendo que a maioria deles não os consegui cumprir. Aqui ficam os objectivos (cumpridos e por cumprir) e o meu top of the year 2013.

Objectivos cumpridos:


þ Livros Lidos: 52 livros - Este era o meu objectivo para este ano, ler um livro por semana. Assim fiquei muito feliz. :D

þ Ler 20 autores que desconhecia: Li 21! Yupiiii! J


Objectivos não cumpridos:

ý Ler 30 livros adquiridos antes de 01/01/2013: Li apenas 27

ý Ler 4 livros em Espanhol: Li apenas 3

ý Ler 10 autores portugueses: Li somente 5


Os Melhores:

- A Noite de Todas as Almas, de Deborah Harkness – Uma obra de fantasia que me deixou fã da escritora. Tenciono ler os outros volumes da trilogia.

- O Livro dos Perfumes Perdidos, de M. J. Rose – Uma história muito bem imaginada. Com uma pitada de romance, mistério e acção. 

- A Virgem das Amêndoas, de Marina Fiorato – Um romance histórico muito giro e que nos leva a reflectir sobre a essência do ser humano e aquilo que nos move verdadeiramente.

- Sonhos Proibibos, Lesley Pearse - Uma reconciliação que fiz com a autora. Adorei este livro e o facto de nos levar a viajar entre França, Inglaterra e E.U.A.

- O Azul da Baía, de Nora Roberts - O capítulo final da série "Baía de Chesapeake" e do qual me recordo sempre com carinho e saudades.

- Um Refúgio para a Vida, de Nicholas Sparks - Um livro que nos leva a reflectir sobre o que a natureza humana e a forma que cada um de nós tem de ressurgir das cinzas.

- Sedução na Noite, de Sherrilyn Kenyon - A história de Valério mexeu mesmo comigo. Fiquei rendida a esta personagem e a este livro.

- A Escrava de Córdova, de Alberto S. Santos - Um livro que me foi oferecido pela minha mãe e que adorei. Com ele, fartei-me de viajar na Idade Média e acompanhar a vida de personagens inesquecíveis.

Fabulosos e ainda melhores do que eu pensava:

- Marina, de Carlos Ruiz Zafón – Que ambientes fabulosos que este homem consegue criar. Todos eles envoltos numa densa aura de mistério. Adoro!

- Regresso a Itália, de Elizabeth Adler – Cada vez tenho mais vontade de conhecer Itália…

- Uma Espia no meu Passado, de Ludinda Riley – Uma história lindíssima passada durante a II Guerra Mundial e que me deixou rendida à escrita desta autora.

- A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones – Um romance histórico delicioso, cheio de aventura e de peripécias. Fiquei fã deste autor.

- Mariana, de Susanna Kearsley – Uma história fantástica onde o passado e o presente se cruzam.

- Refúgio, de Nora Roberts – Um livro que me surpreendeu. Nunca pensei que fosse tão envolvente e estivesse tão bem arquitectado.

- Lição de Tango, Sveva Casati Modignani – Uma história de amizade incrível e que não deixa ninguém indiferente.

Os piores livros e as maiores desilusões:

- Algo de Maligno Vem Aí, de Ray Bradbury – A ideia tinha tudo para dar certo mas não deu e o livro acaba por parecer o delírio de um louco.

- A Carta de Amor, de Cathleen Schine – Uma história contada às três pancadas e com pouca consistência.

- Paixão numa Noite de Inverno, de Eloisa James – Uma novela frívola e com pouco sumo. É uma autora cuja obra não tenciono revisitar.


N.º de páginas lidas: 18.115 (segundo o Goodreads)

Autores que desconhecia e dos quais fiquei fã:
- Ildefonso Falcones
- Deborah Harkness
- M. J. Rose
- Lucinda Riley
- Sandra Sabanero
- Marina Fiorato
- Alberto S. Santos

Meses em que li mais: Agosto e Dezembro (7 livros em cada)

Meses em que li menos: Novembro (apenas 2 livros)


Espero que o ano 2014 venha recheado de surpresas boas para todos e com óptimas leituras também. Bom ano!


Sem comentários:

Enviar um comentário