segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

As Novas Meninas dos Chocolates

Annie Murray


Opinião:

Este livro é a doce continuação do livro “As Meninas do Chocolate” já editado pela Asa em 2011. Como na altura gostei imenso do primeiro volume, não quis deixar escapar o segundo. Não sei como é que consegui deixá-lo tanto tempo na estante, à espera de ser lido, pois ainda gostei mais deste do que do primeiro.

Ao passo que no primeiro volume acompanhávamos de perto a vida das amigas Edie, Ruby e Janet, neste assistimos ao desenrolar da história pelos olhos seus respectivos filhos. Sobretudo pelos de Greta, a filha mais nova de Ruby.

Greta cresceu numa família “coxa”, com uma mãe instável e viveu parte da sua infância nos E.U.A, local onde residem os seus avós paternos. Contudo, a vida é uma corda bamba, sobretudo quando se tem uma mãe como Ruby. A dado momento, Ruby vê-se obrigada a regressar com Greta para Inglaterra, arranjando trabalho para as duas na Cadbury.

Tendo sido criada com uma mulher com uma estrutura emocional débil, Greta cedo começa a “namoriscar” com os rapazes com quem trabalha. Tentando deste modo suprir as suas carências afectivas. Depois de alguns desgostos, Greta acaba por casar-se e engravidar. Mas descobre que o facto de conseguir alcançar alguns dos seus sonhos não é sinónimo de felicidade.

Completamente perdida e sem saber o que fazer, Greta acaba por ir pedir ajuda a Edie, uma das melhores amigas de Ruby. Edie e o marido, Anatoli, acolhem-na como a uma filha. É nesse momento que Greta percebe o que é ter uma família, viver com pessoas que se amam e que a amam, que se preocupam com ela e a incitam a crescer como pessoa. Em casa de Edie e Anatoli, Greta encontra a sua verdadeira família. A família no seio da qual gostaria de ter nascido.

Apesar dos ciúmes de Ruby e da perfídia da sua irmã Maureen (que entretanto regressa dos E.U.A.) Greta inicia assim uma nova vida e reinventa-se como pessoa.

Este é o final delicioso para uma história que, sendo passada em Inglaterra, é regada a muito chá, já que este é o remédio para todos os males e o elemento central de todas as comemorações.


5 *****


Sinopse:

Na sua juventude, Edie, Ruby e Janet partilhavam sonhos enquanto se dedicavam à deliciosa tarefa de fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. Duas décadas depois, o mundo está radicalmente diferente e as vidas das amigas também. Agora, a geração seguinte está a crescer e a enfrentar os seus próprios desafios.
 
Greta, a filha da temperamental Ruby, é tão bela quanto infeliz. A sua vida familiar foi sempre instável, o que a levou a procurar refúgio junto das suas amigas, na fábrica de chocolates Cadbury, onde também trabalha. Mas tudo vai piorar com o regresso da sua detestável irmã, Maureen. E assim, enquanto Inglaterra vive a euforia da louca década de 1960, Greta precipita-se para um casamento que rapidamente destruirá os seus sonhos românticos. Grávida e sem-abrigo, é acolhida pela maternal Edie e pelo marido, Anatoli. Mas o amor e segurança deste refúgio em breve serão despedaçados por uma tragédia que mudará as suas vidas para sempre…
 
Uma heroína inesquecível, uma história de destinos cruzados, segredos antigos… e um amor capaz de mudar tudo.

2 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro.
    A continuação é também muito boa. Aconselho!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto, Clarinda. Fiquei com vontade de ler mais livros desta autora. É pena a Asa não ter editado mais nada dela. Mas se calhar aventuro-me a ler noutra língua.

    Beijinhos

    ResponderEliminar