quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Noite de Todas as Almas

Deborah Harkness


Opinião:

Gosto imenso de livros sobre bruxas, magia, feitiços e encantamentos. Se a todos estes elementos juntarmos ainda alguns vampiros melhor ainda e mais irresistível se torna. Pois é! Quando vi este livro à venda não consegui resistir a todos estes ingredientes e achei que só poderiam resultar numa belíssima história. E não me enganei!

O livro começa por nos levar até à Biblioteca Bodleana, da Universidade de Oxford, onde a historiadora Diana Bishop passa os seus dias a pesquisar livros e documentos sobre alquimia. Diana descende de uma poderosa família de bruxas mas, após a morte dos seus pais, recusa-se a deixar que a magia governe ou penetre na sua vida. É uma pessoa de firmes princípios e que se afirmou no mundo académico (onde que dá aulas) por mérito próprio e não por intermédio de feitiçaria.

A intriga desenrola-se a partir do momento em que Diana consulta um manuscrito alquímico medieval, que todos julgavam desaparecido há mais de 150 anos. A descoberta de Diana não passa despercebida a uma série de criaturas (bruxas, demónios e vampiros) que também frequentam a Biblioteca e que começam a persegui-la com o intuito de se apoderarem do manuscrito. No meio de todas essas criaturas surge Mathew de Clairmont, um vampiro, que apesar de desejar obter o documento e descobrir os mistérios que este encerra, acaba por se apaixonar por Diana e irá protegê-la a todo o custo. 

Como se trata do primeiro livro de uma trilogia, a autora teve tempo e páginas suficientes (700!!!) para desenvolver o seu relacionamento e a forma como se vão entregando aos sentimentos que os unem. Claro que a sua união não é pacífica, visto bruxas e vampiros serem dois tipos de criaturas distintas e que habitualmente não se misturam. Contudo, ao longo do livro, à medida que vão combatendo os seus inimigos, também surgem amigos que se rendem ao amor que Mathew e Diana sentem um pelo outro.

Espero ansiosamente que seja publicado o próximo volume da trilogia para poder saber mais sobre este mundo sobrenatural.



4 ****

Sinopse:

Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.

Sem comentários:

Enviar um comentário