terça-feira, 29 de janeiro de 2013

David Anthony Durham


“Acácia – Presságios de Inverno”

Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência
Saga/Série: Série Acácia Nº: 1
Nº de Páginas: 368





Opinião:

“Acácia – Presságios de Inverno” é o segundo livro de uma série de David Anthony Durham, da qual já tinha lido o 1º livro. Neste volume a história é retomada no ponto em que a deixámos, ou seja, vamos ao encontro dos 4 príncipes exilados de Acácia, nove anos após a morte do rei Leodan Akaran, ficando a conhecer a fundo o dia-a-dia de cada um bem como os efeitos que esse exílio teve nas suas vidas.

 

Aliver serviu-se do seu forte carisma e do seu dom com as palavras para encontrar aliados da sua causa: voltar a Acácia e apoderar-se do trono que é seu por direito.

 

Dariel cresceu junto de um grupo de resistentes que pretendem acabar com o poderio dos Mein em Acácia. Ao perceber que o seu irmão Aliver se encontra vivo parte ao seu encontro para se aliar à luta contra os inimigos da família Akaran.

 

Mena tornou-se a personificação da Deusa Maeben que rouba os filhos do seu povo como castigo pelos seus pecados. Ela parece ter incorporado na perfeição as funções que lhe foram atribuídas, embora tenha de lidar constantemente com o sofrimento alheio, situação que a angustia e revolta profundamente. Certo dia, Mena recebe a visita de Melio, um acaciano, que a reconhece como uma das filhas de Leodan. Mena pede-lhe, então, que a ensine a usar a espada e a defender-se, pois está farta de encarnar Maeben e pretende juntar-se aos seus irmãos na luta pela recuperação do trono pela família Akaran.

 

 Corinn vive com Hanish Mein, um homem sem escrúpulos, que se apoderou do trono de Acácia e que tudo fará para eliminar os antigos aliados dos acacianos. O seu coração está terrivelmente dividido e nele borbulha um misto de emoções. Se por um lado não consegue deixar de encarar Hanish como um dos responsáveis pela morte do seu pai, por outro sente-se atraída por ele. No entanto, apesar de inicialmente não se deixar seduzir com as palavras meigas de Hanish, Corinn sente-se cansada de remar contra a maré. A atracção fala mais alto e ela acaba por tornar-se sua amante.

 

O idílio da paixão esfuma-se subitamente no ar quando Corinn ouve Hanish afirmar aos espíritos dos seus antepassados que irá sacrificá-la para que eles possam voltar a este mundo. A ira toma, assim, conta de dela. Corinn não perdoa mais esta traição a Hanish e engendra um plano de vingança.

 

Comparativamente com o 1º livro da série este é bem mais emocionante. Inicialmente achei o livro demasiado confuso, visto que cada um dos capítulos é dedicado a um dos irmãos e não é clara essa divisão na narrativa, considero-a mesmo um pouco abrupta. Não nos é dito que estão a contar as 4 partes da história em simultâneo, daí que possa ser difícil entrar no ritmo do livro. A partir do momento em que nos familiarizamos com esta mecânica tudo se torna mais fácil. Ainda assim, a infinidade de nomes continua a baralhar-me.

 

Felizmente este volume tem mais acção sendo, por isso, mais emocionante. De facto, há que reconhecer a capacidade de descrição deste autor, que nos consegue levar a locais tão longínquos e inesperados. É certo que dei uma 2.ª oportunidade a esta série e que gostei mais deste volume mas, ainda assim, não me despertou muita vontade de ler outro livro deste autor. Acho que estas obras dariam um óptimo filme ou série televisiva e acredito que gostaria mais da história nesse formato, mas como narrativas acho que acabam por se tornar enfadonhos.

 

3 ***

 

 

Sinopse:

Um rei assassinado pelo seu mais antigo inimigo. Um império dominado por um povo austero e intolerante. Quatro príncipes exilados determinados a cumprir um destino.
Recuperar o trono de Acácia poderá ter consequências devastadoras.

Há muito que o Reino de Acácia deixou de ser governado em paz a partir de uma ilha Idílica por um rei pacificador e pela dinastia Akaran. O cruel assassinato do rei trouxe muitas mudanças e grande sofrimento. Com a conquista do Trono do Mundo Conhecido por parte de Hanish Mein, os filhos de Leodan Akaran são forçados a refugiarem-se em zonas longínquas que desconhecem. Sem tempo para fazer o luto pelo seu pai, os jovens príncipes são separados e jogados à sua sorte num mundo cada vez mais hostil. E é entre piratas, deuses lendários, povos guerreiros e espíritos de feiticeiros que encontram a sua força e a sua verdadeira essência. Entretanto, Hanish continua empenhado na sua missão de libertar os seus antepassados e finalmente entregar-lhes a paz depois da morte. Mas para isso, os Tunishnevre precisam de derramar o sangue dos príncipes herdeiros... Conseguirá Hanish capturar os filhos do falecido rei Akaran? Voltarão a cruzar-se os caminhos dos quatro irmãos? Estará o coração de Corinn corrompido e rendido à paixão por Hanish ou dormirá com o inimigo apenas para planear a reconquista do Trono de Acácia? E se, de olhos postos na vitória, os herdeiros de Akaran voltarem a sofrer o mais duro dos golpes?

Sem comentários:

Enviar um comentário