segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Balanço das leituras de 2012

Depois de alguns dias de reflexão e análise, estou pronta para fazer o meu balanço literário de 2012! :)



Em 2012 li 47 livros e comprei 61... Apesar de ter ficado ligeiramente aquém do meu objectivo (52 livros) até fiquei contente com os resultados alcançados e acho que li bastante. No total, gastei €388,29 em livros sendo que dá uma média de 6,37€ por livro. O que não é nada mau!

O que li mais: autores que conhecia ou desconhecia?

Só fiquei a conhecer livros de 16 autores que não conhecia. Todos os outros eram de autores que já faziam parte do meu repertório.

Novos autores que fiquei a conhecer:

- Lara Adrian
- José Luís Peixoto
- Melissa Hill
- Annie Murray
- Catherine Anderson
- Santa Montefiore
- Suzanne Collins
- Elizabeth Hoyt
- Jennifer Armintrout
- Katherine Neville
- Kate Furnivall
- David Anthony Durham
- Manuel Pinheiro Chagas
- Peter Elbling
- Sarah Sundin
- Leasley Pearse


As maiores desilusões de 2012:

Fiquei bastante desiludida com alguns livros. E fiquei sobretudo desiludida com autores que sei serem do agrado de muita gente e que a mim não me disseram nada. Foi o caso do José Luís Peixoto, da Catherine Anderson, da Jennifer Armintrout e da Leasley Pearse. Esperava mais destes escritores e das suas obras. Talvez não tinha escolhido as melhores para começar mas ainda assim senti que as minhas expectativas foram defraudadas.

             
As melhores surpresas de 2012:

Descobri autores novos de que gostei muito e que me deixaram vontade de continuar a ler os seus livros. Foram eles Lara Adrian, Annie Murray, Florencia Bonelli, Santa Montefiore, Peter Elbling e Sarah Sundin.

Autores que nunca me desiludem:

Claro que também continuei a ler livros de autores que já marcam presença assídua nas minhas estantes e que cujos livros e escrita continuam a deslumbrar-me. É o caso da Nora Roberts, Jill Mansell, Sarah Addison Allen, Karen Marie Moning, Sveva Casati Modignani, Sherrilyn Kenyon, Madeline Hunter e Carlos Ruiz Zafón.

Quais foram os meses em que li mais? E aqueles em que li menos?

Os meses em que li mais foram Março, Junho, Outubro e Novembro (5 livros/mês). O mês em que li menos foi Dezembro, em que apenas li 2 livros.

A maioria dos livros lidos era nova ou já os tinha?

A maioria dos livros que li tinham sido comprados recentemente mas também li livros que já tinha há muito tempo em casa.

Os melhores livros que li em 2012:

- "O Beijo da Meia-Noite", Lara Adrian
- "Fumo Azul", Nora Roberts
- "Jardim de Alfazema", Jude Deveraux
- "Romance Atribulado", Jill Mansell
- "O Quarto Arcano - O Anjo Negro", Florencia Bonelli
- "O Feitiço da Lua", Sarah Addinson Allen
- "Doce Vingança", Jill Mansell
- "A Árvore dos Segredos", Santa Montefiore
- "O Jogo do Anjo", Carlos Ruiz Zafón
- "Dias de Ouro", Jude Deveraux
- "O Sabor do Perigo", Peter Elbling
- "Nas Asas do Amor", Sarah Sundin
- "Pura Malícia", Jill Mansell

Os piores livros que li em 2012:

- "Cemitério de Pianos", José Luís Peixoto
- "Uma Luz na Escuridão", Catherine Anderson
- "Nunca me Esqueças", Leasley Pearse
- "A Iniciação", Jennifer Armintrout
- "Quatro Amigas e um Par de Calças", Ann Brashares
- "A Concubina Russa", Kate Furnivall
- "O Verão das Nossas Vidas", Luanne Rice
- "Acácia - Ventos do Norte", David Anthony Durham

E vocês? Como foram as vossas leituras de 2012?

Sem comentários:

Enviar um comentário