terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Noite de Reis

Trisha Ashley 


Autora: Trisha Ashley
Páginas: 472
Editor: Quinta Essência




Opinião:
No fim-de-semana passado acabei aquela que foi a minha segunda leitura do ano 2013. E, tal como o livro anterior, este foi a minha estreia com a autora Trisha Ashley. Para segunda leitura do ano não foi má, mas também não achei que fosse um livro arrebatador.

O livro cheira a Natal, a cozinhados de sabores intensos e a enredos familiares. Holly Brown é chef durante os meses de Verão, altura do ano em que tem sempre imenso trabalho e que, durante o Inverno, costuma tomar conta de casas. A época de Natal é sempre delicada para ela, visto ter sido criada por uma avó com educação religiosa bastante rígida e por ter perdido o seu marido nesta altura do ano.

Quando a empresa para a qual trabalha a contrata para tratar de uma casa, um cão e um cavalo numa aldeia remota no Lancashire, Holly estava longe imaginar as confusões em que se iria meter. A casa é de Jude Martland, um famoso escultor que devido a algumas desavenças familiares resolve ausentar-se nesta época quando, na realidade, a sua família estava à espera de passar o Natal em sua casa.

As confusões sucedem-se e Holly vê-se, de repente, “obrigada” a cozinhar uma ceia de Natal para uma grande família à qual se vão juntando membros de forma inesperada mas que nos proporcionam momentos hilariantes.

Apesar de não ter ficado fã dos cozinhados da Holly (pelas descrições que ela fazia, pois não provei nenhum!J) e não ter sido verdadeiramente surpreendida pelo desenrolar da história, gostei do livro. É um livro leve, que não nos obriga muito a pensar mas que nos provoca algumas gargalhadas devido às situações inusitadas. A escrita da autora é fluida e os ambientes que descreve são encantadores e acolhedores. Por isso, se já têm saudades das festividades, aventurem-se!

3***


Sinopse
O Natal sempre foi uma época triste para a jovem viúva Holly Brown, por isso, quando lhe pedem para cuidar de uma casa remota nas charnecas do Lancashire, a oportunidade de se esconder é irresistível - a desculpa perfeita para esquecer as festividades. 

Escultor, Jude Martland, decidiu que este ano não haverá Natal depois de o irmão ter fugido com a sua noiva, e faz questão de evitar a casa da família. No entanto, terá de voltar na Noite de Reis, quando a aldeia de Little Mumming celebra as suas festividades e toda a família é obrigada a comparecer. 

Enquanto isso, Holly começa a descobrir que, se quer evitar a Natal, veio para o local errado. Quando Jude regressa inesperadamente na véspera de Natal não fica nada contente ao constatar que Holly parece estar a organizar a festa de família que ele esperava evitar. 

De repente, uma tempestade de neve surge do nada e toda a aldeia fica isolada. Sem fuga possível, Holly e Jude encontram muito mais do que esperavam - parece que a quadra natalícia vai ser bastante interessante!

Sem comentários:

Enviar um comentário