sábado, 22 de março de 2014

En el País de la Nube Blanca

Sarah Lark


Opinião:

Descobri este livro na secção de livros em espanhol, numa ida ao Corte Inglês. O título chamou-me desde logo a atenção assim como o facto da acção se desenrolar num país sobre o qual não conhecia muito, a Nova Zelândia. Acabei por descobrir que o livro é, na realidade, o primeiro volume de uma trilogia.

En el País de la Nube Blanca conta-nos a história de Gwyneira e Helena, duas mulheres que se conhecem e tornam amigas durante a viagem rumo a uma nova vida, na Nova Zelândia. Gwyneira é uma jovem indomável, que adora cavalos e, para desgosto da sua mãe, não se interessa minimamente por temas “mais femininos” (bordados, flores, etc.). O seu pai acaba por comprometer o seu futuro ao apostar a mão de Gwyn, durante um jogo de póquer, ao filho de um latifundiário neozelandês. Por seu lado, Helena é uma jovem preceptora, de 27 anos, que sonha casar e ter filhos, dedicando-se por inteiro à família. Ao ler um anúncio num jornal de um fazendeiro solitário que pretende casar-se vê que a mudança na da vida pode estar à distância de uma carta e de uma viagem até ao outro lado do mundo.

Assim começa a viagem que vai mudar a vida de Helena e Gwyneira. O livro começa de mansinho. Inicialmente senti que a narrativa não desenrolava e tinha pouca acção. Mas, após a chegada das protagonistas à Nova Zelândia, parece que se puxa o fio do novelo e as peripécias sucedem-se. Acabei por afeiçoar-me a estas 2 mulheres tão diferentes e no fundo tão iguais.

Gostei imenso dos cenários descritos pela autora e de descobrir mais sobre a febre do ouro daquela época. Fiquei menos agradada com a descrição da caça à baleia e à foca e com a forma desumana como tratam estes animais.

Este foi o 1º livro a sério que li no meu Kobo Touch. Digo a sério, porque En el Pais de la Nube Blanca tem 645 páginas e a única coisa que li antes em formato digital foi uma short-story. Há uns meses achei que nunca irei ser capaz de ler um e-book. Muito menos num dispositivo daquele tipo. Contudo, acabei por me render. Mas, ao longo da leitura, o meu Kobo bloqueou imensas vezes e tinha de o reiniciar. Outras vezes, reiniciava sozinho. Como achei que isto não era normal acabei por ir à loja devolvê-lo, pois estão a ser substituídos por modelos melhores. E agora não é que sinto saudades do bicharoco? Até já tenho alguns e-books em fila de espera para serem lidos quando comprar um Kobo novo.

No fundo, acho que o livro me marcou não só pela história em si, mas também pela minha curta experiência com o Kobo. E confesso… Estou desejosa que saiam os novos modelos para poder ler os outros volumes.



4 ****

Sinopse:

Londres, 1852: dos chicas emprenden la travesía en barco hacia Nueva Zelanda. Para ellas significa el comienzo de una nueva vida como futuras esposas de unos hombres a quienes no conocen. Gwyneira, de origen noble, está prometida al hijo de un magnate de la lana, mientras que Helen, institutriz de profesión, ha respondido a la solicitud de matrimonio de un granjero. Ambas deberán seguir su destino en una tierra a la que se compara con el paraíso. Pero¿ hallarán el amor y la felicidad en el extremo opuesto del mundo? "En el país de la nube blanca", el debut más exitoso de los últimos años en Alemania, es una novela cautivante sobre el amor y el odio, la confianza y la enemistad, y sobre dos familias cuyo sino está unido de forma indisoluble







3 comentários:

  1. Estou ansiosa para que seja publicado em português! Tmv tenho o ebook em espanhol mas não quero ler para já!

    Sempre que vou ao el corte inglês nunca me lembro de ir à livraria de lá! Tenho de ir dar um saltinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando sair em português tens mesmo de ler, Mafi. Vale a pena! :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar