terça-feira, 29 de abril de 2014

Como Água para Chocolate

Laura Esquivel


Opinião:

Quando me perguntam se gosto de literatura latino-americana costumo responder sempre que não, que não é bem a minha onda e que não aprecio especialmente. Mas (verdade seja dita) já li romances de escritores latino-americanos muito, muito bons. Tal como já li outros muito fracos, incapazes de imprimir a mais leve marca na minha alma.

No entanto, há que reconhecer que, foram mais aqueles de que gostei do que aqueles de que não gostei. Por isso, posso concluir que afinal gosto bastante da escrita desenfreada e atribulada destes autores. Há toda uma velocidade e intensidade na escrita e no suceder de acontecimentos nos seus livros que me agrada e me faz mergulhar intensamente nas suas obras. Por isso, depois de ler mais esta obra, posso dizer que gosto imenso de literatura latino-americana.

Tita é a protagonista desta novela e é a mais nova de três irmãs, tendo por isso o seu destino traçado. Tita vive com as suas irmãs, a mãe numa fazenda no México, no início do século XX. Na sua família (para mal dos seus pecados) criou-se a tradição da filha mais nova não se casa e ficar a tratar da mãe até à sua morte. Tita vê, então, o seu destino fugir-lhe das mãos quando Pedro, o rapaz que ama, ao pedir a sua mão em casamento à Mama Elena se vê forçado a casar com Rosaura, a irmã mais velha, pois é a única forma de poder estar com a sua amada todos os dias.

Contudo, para Tita não é fácil gerir as emoções de viver na mesma casa que o homem que ama e de este estar casado com a sua irmã. Sobretudo, quando esta engravida. A única forma de escape que ela encontra para as suas emoções é a comida. Tita transforma os mais simples ingredientes em opíparos manjares, qual alquimista, transpondo para os alimentos aquilo que estava a sentir enquanto os cozinhava. É claro que este dom gera as mais diversas situações, algumas delas bastante caricatas.

Gostei imenso desta personagem, mas às vezes ficava danada por ela não se revoltar contra a tirania da Mama Elena. No entanto gostei daquele final “explosivo” e inesperado, que me deixou um gosto a chocolate na boca.


4 ****


Sinopse:

Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte. 
Enorme sucesso editorial, Como Água para Chocolate foi já traduzido em inúmeros países e adaptado ao cinema.

2 comentários:

  1. Li este livro já há uns anitos e gostei bastante da história. É um livro que vale bem a pena ler ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena, Ana. Já me tinham falado nele várias vezes mas nunca me tinha atrevido a lê-lo. Depois de o fazer, confesso fiquei rendida à história. :)

      Bjs

      Eliminar