sábado, 2 de março de 2013

Um livro para viajar no tempo


M. J. Rose

"O Livro dos Perfumes Perdidos"



Autora: M. J. Rose
Páginas: 440
Editor: Clube do Autor

Opinião:

E se houvesse uma fragrância que nos permitisse voltar atrás no tempo e recordar as vidas passadas? E se esse perfume nos permitisse reconhecer a nossa alma gémea noutra vida e viajarmos sempre com ela, de vida para vida? O título do livro e a capa só por si já são muito sugestivos. O facto de abordar viagens a vidas passadas foi o factor decisivo para querer ler este livro. E que bela decisão!

O início da narrativa centra-se numa exploração feita por Napoleão, durante a época da Revolução Francesa, a um túmulo egípcio onde estão sepultados um homem e uma mulher lado a lado, cada um com um vaso de cerâmica igual. Ao tentarem perceber que peça é aquela e porque é que os dois amantes tem a sua, um dos vasos cai ao chão e quebra-se em imensos pedaços, libertando uma fragrância. De súbito, todos os envolvidos na exploração começam a “delirar” e ver coisas e a falar com pessoas que mais ninguém vê. Giles L’Étoile um perfumista interveniente na exploração percebe, então, que há algo mágico no perfume contido nos vasos que faz com que as pessoas viajem no tempo.

A família L’Étoile continua, ao longo de diversas gerações, a dedicar-se à criação de fragrâncias únicas até aos nossos dias. A firma passa para as mãos de 2 irmãos que se vêem a braços com as dívidas contraídas pelo pai que dedicou toda a sua vida à descoberta dessa fragrância perdida. Mas os interesses dos irmãos e as suas convicções divergem. Robbie L’Étoile, um budista convicto, quer retomar o trabalho do pai e reconstruir um perfume capaz de unir as almas através dos tempos. Jac L’Étoile por outro lado é uma céptica convicta, tendo sido constantemente atormentada por visões e delírios, que sempre atribuiu a perturbações de ordem psíquica.

Contudo, a luta de interesses não decorre apenas entre os irmãos L’Étoile. Existem muitas pessoas atentas aos seus movimentos: umas que pretendem que a descoberta do vaso egípcio e da sua função venha a lume e outras que querem abafá-la. Esses interesses divergentes fazem-nos viajar por Nova Iorque, Londres, Paris e Tibete numa lufa-lufa constante.

Com muita pena minha, este é o único livro da autora publicado em Português mas espero que a editora se entusiasme e continue a publicá-la. Achei o livro muito dinâmico quer porque se passar em vários locais do mundo como por nos conseguir transportar até a esses mesmos locais e sentirmos que estamos a viver as situações com as diversas personagens. A escrita da autora é muito fluida e muito cativante, pois é cheia de ritmo.

Em suma, adorei e recomendo vivamente! Estou mesmo a considerar ler outros livros da autora noutra língua se não for publicado mais nenhum por cá.

5 *****

Sem comentários:

Enviar um comentário