segunda-feira, 3 de junho de 2013

Porque Sonhar Não Tem Preço

Sonhos Proibidos

 
Autora: Lesley Pearse
Editora: Asa
N.º de Páginas: 616

Opinião:

As obras desta autora são sempre uma aventura. Esta foi a segunda vez que embarquei numa delas. E que aventura! Viajei de Londres até Paris, de seguida fui até Nova Orleães e a partir daí foi um corrupio incessante por diversas cidades.

Belle Cooper viveu até aos 16 anos no bordel que a sua mãe geria sem nunca se aperceber que tipo de sítio era aquele. Desde sempre foi muito protegida desta dura realidade tanto pela sua mãe como por Mog, a cozinheira, que a tratava como se fosse sua filha.

Contudo, um dia Belle acaba por entrar no quarto de Millie, uma das femmes de joie que vivia no bordel, e adormece. Acaba por acordar algumas horas mais tarde quando ouve passos em direcção ao quarto. Aflita e sem saber como explicar o que faz ali, esconde-se debaixo da cama no momento exacto em que Millie entra com um cliente. E é ali escondida que Belle perde a sua inocência, ao assistir às intimidades entre um homem e uma mulher e ao presenciar, de seguida, ao assassinato desta. Belle acaba por ser descoberta e o assassino não descansa até conseguir raptá-la e vendê-la a um bordel em França.

Em França Belle acaba por passar pelas mais variadas adversidades e ter de lidar com situações das quais Mog e a sua mãe sempre a tentaram proteger. Em pouco tempo na sua vida Belle deixa de ser uma criança inocente e passa a ser uma prostituta de luxo. Contudo, a travessia até esse estatuto é muito sofrida.

Há personagens deliciosas nesta narrativa. A começar pela protagonista que, apesar de todas as situações adversas que vive consegue sempre manter um sorriso na cara e ver o lado positivo das coisas. Trabalhadora, batalhadora, persistente, meiga e apaixonada são adjectivos que lhe assentam que nem uma luva. No decorrer das inúmeras páginas do romance vamos chocando com outras personagens tocantes como Étienne, Noah ou Lisette.

Apesar de inicialmente me ter custado entrar na história acabei por adorá-la e tenho vontade de comprar a continuação para saber mais de todas estas fantásticas personagens. No entanto, não posso deixar de concordar que a autora não é nada parca em palavras e não consegue contar-nos uma boa história em poucas páginas. Acaba sempre por estender-se a fazer narrativas extensíssimas. Acho que esta história poderia ter sido contada em muito menos páginas e ter na mesma o impacto que teve.

4 ****


Sinopse:


 Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã. Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy. 
Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres. Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível? 


Sem comentários:

Enviar um comentário