segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Uma Casa de Família

Um livro que não cabe em palavras

 

Autora: Natasha Solomons
N.º de Páginas: 416
Editora: Asa

 

 

Opinião:

Depois de umas férias de 2 semanas que me pareceram ter durado um mês (felizmente!) terminei mais um livrinho da minha extensa estante. Todos os anos, quando chega a altura das minhas férias do Verão fico toda entusiasmada, a pensar que livros levar comigo para me entreter e ter umas férias ainda melhores.

No entanto, deparo-me sempre com as mesmas dificuldades:
1. Que género de livro levar;
2. Quantos livros levar;
3. Levar livros de géneros diferentes;
4. Levar livros que tenha vontade de ler naquele momento.
E, apesar de passar longos minutos a olhar para as prateleiras, tenho sempre as mesmas indecisões. E pior, no final das férias tenho sempre o mesmo resultado, leio apenas um dos livros que levo e na maioria das vezes nem o consigo acabar. Apesar de saber que esta situação se repete irremediavelmente todos os anos, continuo a insistir em ir carregada. Nem sei bem porquê… E como se não bastasse a falta de vontade o “falta de tempo para ler”, os livros que leio nesse período não têm, em mim, o mesmo impacto que teriam se fossem lidos noutro momento do ano.
Acabadas as férias consegui acabar a leitura de Uma Casa de Família. Este é um livro passado durante a 2ª Guerra Mundial, tema que muito me apraz e que fez com que a minha vontade de o ler aumentasse exponencialmente.
Começo por elogiar a escritora por se ter baseado em pessoas e em locais reais para escrever esta bonita história. A história é rica em emoções. Houve momentos em que chorei com Elise (a protagonista desta história), momentos em que me revoltei, momento em que me diverti a valer e momentos em que passeámos e rimos juntas. Natasha Solomons tem mestria com as palavras e tem o dom nos colocar na pele das personagens e transportar para dentro da história.
Adorei a doce Elise, o alegre Kit, o galante Sr. Rivers, o eficiente Sr. Wreham bem como a sisuda Sr.ª Ellsworth. As paisagens são de sonho e a vontade que temos é de vaguear por aquele sítio idílico. É uma pena que a verdadeira aldeia de Tyneham tenha parado no tempo da Guerra e esteja ao abandono desde 1943.
Este é livro que não cabe em palavras e merece com toda a certeza ser lido. Só tenho pena de não o ter apreciado melhor durante as férias.

 

4 ****
 Sinopse:
 


Na primavera de 1938, a ameaça nazi paira sobre a Europa. 


Em Viena, a família Landau vê desaparecer muitos dos seus amigos e teme pela sua segurança. Decidem fugir do país mas não poderão partir juntos. Elise, a filha mais nova, é enviada para Inglaterra, onde a espera um emprego como criada de uma família aristocrática. É a única forma de garantir a sua segurança. Para trás deixa uma vida privilegiada. 



Em Tyneford, ela tenta encontrar o seu lugar na rígida hierarquia da casa. É agora uma das criadas, mas nunca antes trabalhou. Tem a educação e os hábitos da classe alta, mas não pertence à aristocracia. Enquanto areia as pratas e prepara as lareiras, usa as magníficas pérolas da mãe por baixo do uniforme. Sabe que deve limitar-se a servir, mas não consegue evitar o escândalo ao dançar com Kit, o filho do dono da casa. Juntos vão desafiar as convenções da severa aristocracia inglesa numa história de amor que tocará todos os que os rodeiam. 



Em Tyneford, ela vai aprender que é possível ser mais do que uma pessoa. Viver mais do que uma vida. Amar mais do que uma vez.

2 comentários:

  1. A minha mãe comprou-o, já o leu e gostou bastante. Portanto já tenho 2 opiniões positivas, tenho de o ler:) Beijos e espero que as férias tenham sido boas

    ResponderEliminar
  2. Sim, é um livro que merece mesmo ser lido. Gostei muito! As férias foram óptimas,obrigada.

    Votos de excelentes leituras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar